top of page
Foto do escritorIngols Digital Brasil

Luz vermelha: Quais são os benefícios para a pele?

Atualizado: 22 de dez. de 2022


Famosa entre as celebridades, a terapia de luz vermelha é uma ferramenta que pode trazer diversos benefícios para a pele. Além de simples e fácil, ela é não invasiva e indolor. Acompanhe esse artigo e entenda melhor como a luz vermelha funciona e os benefícios que ela promove.


O comprimento de onda vermelho, ou luz vermelha, apresenta vários efeitos positivos para a nossa pele. Quando aplicada de forma correta, a luz vermelha é absorvida pelas células, promovendo um efeito rejuvenescedor da pele.


O tratamento com luz vermelha tem como objetivo estimular o sistema de defesa natural do corpo e promover a regeneração celular. Por meio dele, os especialistas buscam tratar diversos problemas de saúde.


Esse tipo de tratamento vem sendo cada vez mais utilizado na dermatologia pois, além de ser anti-inflamatória e estimuladora de elastina e colágeno, a luz vermelha também possui efeito regenerador e bioestimulante. Como consequência, ela é capaz de combater rugas, linhas de expressão, cicatrizes e manchas.


A terapia de luz vermelha não produz calor, o que significa que é indolor para o paciente. Na visita ao dermatologista será definido o protocolo de tratamento e o número de sessões necessárias para alcançar os objetivos traçados. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Ainda assim, quase todas as pessoas estão aptas para fazer o tratamento com luz vermelha.


Luz vermelha faz bem para a saúde?


Apesar de ser uma luz, o LED vermelho não produz raios ultravioletas e não há indícios de efeitos colaterais. Entretanto, quando o paciente apresenta sensibilidade à luz, esse tratamento não é recomendado. Portanto é recomendável consultar com um dermatologista de sua confiança antes de escolher qualquer tratamento com luz vermelha. Também é necessário evitar o uso de equipamentos comercializados pela internet por questões de segurança.


A terapia de luz vermelha se tornou bastante popular nos últimos anos. Embora celebridades como Kate Moss e as Kardashians sejam adeptas a ela, a terapia de luz vermelha vai muito além da estética. Além de não ser invasivo, o tratamento é muito mais acessível que o laser.


A terapia de luz vermelha pode ajudar em diversos problemas


Mulher jovial e descrição dos benefícios da terapia de luz vermelha
Alguns beneficios da terapia de luz vermelha

  • Cicatrizes de acne

  • Queimaduras

  • Rugas

  • Hérnias

  • Fibromialgia

  • Osteoartrite

  • Inflamações


A terapia de luz vermelha também aumenta a circulação sanguínea, ajudando a trazer mais oxigênio e nutrientes para as células e tecidos. Por isso, além do uso estático, atletas de alta performance ao redor do mundo têm feito uso da luz vermelha para acelerar a recuperação muscular.


Ela também pode ser uma grande aliada na diminuição dos efeitos do estresse, ajudar a regular o ciclo circadiano e promover uma melhora na qualidade do sono.


Embora seja livre de efeitos colaterais, não é recomendado o uso por pessoas que sejam sensíveis à luz. Ademais, a luz vermelha tampouco oferece perigo aos olhos. Na verdade, estudos indicam que essa terapia também pode ser benéfica para a visão.


Terapia de luz vermelha ou infravermelha?


A luz vermelha atua no nosso organismo de maneira similar à luz infravermelha. Entretanto, a principal diferença entre as duas são os comprimentos de onda.


Enquanto a luz vermelha é absorvida na superfície da nossa pele, a infravermelha pode penetrar mais profundamente, alcançando ossos, tendões e cartilagens. A terapia de luz infravermelha é usada por fisioterapeutas, enquanto a de luz vermelha é mais utilizada por dermatologistas.


Qual é o efeito da luz vermelha na pele do rosto


dra-marina-lino-dermatologista-mulher-deitada-no-consultorio-do-dermatologista-recebendo-terapia-de-luz-vermelha-no-rosto
A terapia de luz vermelha deve ser realizada por um dermatologista

A terapia de luz vermelha é uma ótima opção quando o assunto é estimular a produção de colágeno, clareamento da pele e até mesmo rejuvenescimento facial.


A luz vermelha penetra nas camadas da pele, melhorando seu aspecto, firmeza e elasticidade. Ao estimular a produção de colágeno e elastina, ela acaba aumentando a permeabilidade e tonificação da pele. Dessa forma, o tratamento resulta em uma hidratação profunda do rosto.


A terapia de luz vermelha é um tratamento não-invasivo indicado para pessoas que sofrem com rugas, acne e manchas da idade, pois influencia na atuação dos fibroblastos, composto celular responsável pela produção de colágeno.


Com o passar do tempo e a diminuição na produção de colágeno, os sinais de envelhecimento se tornam mais visíveis, principalmente no rosto. A luz vermelha ajuda a retardar esses sinais, devolvendo ao rosto uma aparência mais firme e jovial.


Além dos benefícios isolados, quando combinada com outras cores a luz vermelha pode oferecer outros efeitos positivos, como:



Luz vermelha para queda de cabelo

A luz vermelha também pode ser uma opção inovadora e eficaz para combater a queda de cabelo. Com apenas 12 minutos diários de tratamento é possível ter fios mais bonitos e vistosos. Além de reparar danos, esse procedimento também combate o ressecamento e a queda capilar.


Atuando nas células do couro cabeludo, a luz vermelha repara o folículo enfraquecido. Dessa forma, aumenta a microcirculação do sangue na região e a aquisição de nutrientes pelo folículo. Esse aumento do fluxo sanguíneo ajuda a eliminar os resíduos prejudiciais que podem afetar o crescimento do cabelo.


Essa opção mostra bons resultados no tratamento da queda capilar, seja ela genética, hormonal ou inflamatória. A luz estimula a produção de colágeno que, no couro cabeludo, torna o folículo capilar mais resistente. Essa ação bioestimulante e regeneradora favorece ainda mais o crescimento dos fios.


Pessoas que fazem uso frequente de químicos para coloração dos cabelos, podem notar um enfraquecimento e afinamento dos fios. Nesse caso, a luz vermelha pode devolver o brilho e a vitalidade de volta aos cabelos.


Cuidados com a pele e rejuvenescimento facial com a Dra. Marina Lino


A terapia de luz vermelha oferece inúmeros benefícios para a pele e cabelo. Entretanto, cada ser humano é diferente e o tratamento pode variar de pessoa para pessoa. Para saber quais os melhores cuidados para sua pele, consulte sempre um dermatologista.






Caso queira a minha ajuda, ficarei feliz em cuidar de você e da sua família. Entre em contato com a minha equipe e agende uma consulta presencial ou por telemedicina.



3.024 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page