Cicatrizes de acne: como remover essas marcas?
- Ingols Digital Brasil
- 17 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Quem apresenta pele oleosa, sabe o quão desconfortáveis são as marcas deixadas pelas cicatrizes de acne ou espinhas. Essas marcas podem ser um verdadeiro incômodo, independente da sua idade. Acompanhe a leitura para saber como deixar sua pele com um aspecto mais saudável.

A acne é um processo inflamatório da pele que, se não tratada, pode causar as indesejadas cicatrizes de acne. Esse problema ocorre quando algumas glândulas sebáceas ficam obstruídas pela oleosidade natural e resíduos de pele morta.
Quando “cutucadas”, é provável que as acnes desenvolvam algumas lesões. Essas tem um processo lento de cicatrização e pode deixar marcas. Entretanto, não é raro que, quando o quadro começa a apresentar melhora, outras erupções acabem surgindo em outras regiões da face.
Tanto as cicatrizes de acne, como a própria inflamação da pele, são motivo de grande desconforto para o paciente. Além do desconforto físico, esse problema afeta também a autoestima de adolescentes e adultos que sofrem com a acne.
As cicatrizes de acne podem ser de diferentes tipos - atróficas, hipertróficas e queloides.
As atróficas são caracterizadas pela perda de tecido e apresentam depressões e afundamento na pele. As hipertróficas são cicatrizes maiores e avermelhadas, restringindo-se apenas ao local das lesões. E, embora os queloides também sejam altos e avermelhados, eles ultrapassam os limites do local das lesões, dando origem a cicatrizes de acne maiores.
Felizmente, existem tratamentos eficazes disponíveis para que o paciente elimine essas cicatrizes de acne de forma definitiva. Para isso, conte com o apoio do seu dermatologista de confiança.
Tipos de tratamentos indicados para cicatrizes de acne
Quanto mais cedo o tratamento para cicatrizes de acne for iniciado, melhores serão os resultados. Quando realizados logo no início, os procedimentos apresentam menos risco de danos à pele e à autoestima do paciente.

O tratamento para cicatrizes de acne pode ser por via oral, local ou cirúrgico. Após avaliação clínica, o dermatologista determinará o grau e a intensidade da acne. Ele irá então indicar o melhor procedimento a ser adotado.
Entre os tratamentos disponíveis estão:
Cremes;
Laser;
Fototerapia com luz azul;
Dermoabrasão;
Subincisão, e
Preenchimentos cutâneos com gordura ou ácido hialurônico.
O tipo de tratamento e os procedimentos adotados dependerão da avaliação do dermatologista, da intensidade do caso, das contraindicações individuais do paciente e dos resultados desejados.

Como funcionam esses tratamentos
Após avaliar as cicatrizes de acne apresentadas pelo paciente, o dermatologista indicará qual o melhor tratamento a ser realizado. Ele levará em consideração contraindicações individuais, alergias, histórico de procedimentos, e resultado desejado.
A recomendação pode se restringir ao tratamento medicamentoso, como pode também incluir um ou mais dos procedimentos disponíveis para solucionar o problema das cicatrizes de acne.
E lembre-se: não se deve fazer uso de receitas caseiras ou de internet, uma vez que a pele acneica é sensível e as lesões permitem a contaminação por microorganismos. Ainda, evite utilizar o resto do medicamento receitado para o irmão ou a amiga. Além de não solucionar o problema, isso pode levar a uma piora do quadro.
Vejamos alguns dos tratamentos que podem ser indicados pelo dermatologista para tratar as cicatrizes de acne:
Infiltrações
O objetivo das infiltrações com corticoides é diminuir a espessura das cicatrizes de acne. Além disso, esse medicamento apresenta ação anti-inflamatória, o que ameniza possíveis dores e coceiras localizadas. As infiltrações são indicadas, principalmente, para cicatrizes hipertróficas e queloides.
Laser
Existe uma variedade de lasers que podem ser utilizados para o tratamento de cicatrizes de acne. Eles agem através do estímulo da produção de colágeno pela pele, o que promove um clareamento das marcas.
Peeling químico
Esse tipo de tratamento consiste em esfoliar a pele com produtos à base de ácido. O ácido usado nesse procedimento auxilia na melhora da textura da pele, tratando as cicatrizes de acne superficiais. Aplicações mais profundas não são recomendadas, pois, podem causar desconforto.
Subincisão
Aqui o profissional introduz uma agulha nas regiões onde se encontram as cicatrizes de acne mais profundas. É indicado para tratar cicatrizes mais marcadas e intensas. Com a ajuda da agulha, o profissional é capaz de estimular o colágeno em camadas mais profundas da pele do paciente.
Preenchimento cutâneo
Esse tipo de tratamento requer a aplicação de ácido hialurônico nos pontos onde as cicatrizes deixam depressões, com o objetivo de uniformizar a pele. O preenchimento funciona muito bem para cicatrizes deprimidas, que somem quando a pele é esticada, podendo durar até um ano.
Microagulhamento
É um procedimento estético realizado com microagulhas que perfuram a pele permitindo a penetração do produto em camadas mais profundas. Nesse processo, há um estímulo da formação de colágeno, o que dá origem a uma nova camada de pele, eliminando as cicatrizes de acne.
Microdermoabrasão
Essa é uma técnica usada para remover as camadas superficiais da pele, uniformizando-a. Além disso, quando associada aos peelings químicos, facilita a penetração do ácido e potencializa a remoção das cicatrizes de acne.
Tratamentos cirúrgicos
Mais invasivos que os tratamentos anteriores, a cirurgia consiste na combinação de técnicas com o intuito de remover tecidos com o auxílio de um laser. Esse procedimento visa atenuar cicatrizes de acne deprimidas, uniformes ou irregulares.
Vou voltar a ter cicatrizes de acne após o tratamento?
Como todo e qualquer tratamento, o acompanhamento com um profissional especializado é fundamental. É ele quem poderá garantir a segurança do seu tratamento, bem como os cuidados necessários para obter os resultados desejados.
Banalizar esse tipo de tratamento pode ser prejudicial e acabar resultando em novas cicatrizes de acne. É preciso ter consciência que, para acabar de vez com o problema, algumas medidas devem ser implementadas.
Após fazer o tratamento, você deve adotar uma rotina diária de cuidados com a pele, evitando o surgimento de novas cicatrizes de acne. Seu dermatologista indicará sabonetes e cremes adequados ao seu tipo de pele. Eles serão ótimos aliados no combate a novas lesões.
Por fim, faça sempre visitas regulares ao dermatologista para um acompanhamento da sua pele. Como vimos, as cicatrizes de acne podem ser tratadas, mas é melhor prevenir e evitar o surgimento de novas inflamações, do que tentar se livrar delas depois!
Marque hoje mesmo uma consulta para o seu filho com a Dra. Marina Lino através do número (11) 91007-4004 no Centro Terapêutico AKTA Liv.

Se você está em busca de um dermatologista para cuidar da sua pele e acabar de uma vez por todas com as cicatrizes de acne, conte comigo!
Clique no botão abaixo e agende sua consulta por WhatsApp.
Comments