Cabelo oleoso causa espinha?
- Dra. Marina Lino Vieira
- 29 de set. de 2022
- 5 min de leitura

Se você tem cabelo oleoso, é possível que também sofra com espinhas. Embora um problema não cause diretamente o outro, ambos estão relacionada ao excesso de sebo na pele. Te explico a seguir!
Tenho cabelo oleoso e meu rosto anda cheio de espinhas! Essa é uma grande queixa no meu consultório, especialmente entre os pacientes adolescentes, o que leva à pergunta: cabelo oleoso causa espinhas?
Para responder a essa pergunta precisamos entender o que causa essa característica. Objetivamente, o cabelo oleoso é um reflexo da produção de sebo excessiva pelas glândulas sebáceas.
As regiões do couro cabeludo e da face são as mais afetadas com esse aumento do sebo. Sobretudo em razão de alterações hormonais, problemas dermatológicos, uso de certos medicamentos, alimentação desequilibrada e cuidados errados com a pele e o cabelo.
Quando equilibrada e de forma natural, a oleosidade do cabelo e da pele apresenta benefícios e atua como uma camada protetora. Entretanto, o excesso na produção de sebo faz com que o cabelo fique oleoso e dá também origem às espinhas (acne).
Embora ter cabelo oleoso não signifique que a pele também será oleosa, fica claro que os dois problemas tem a mesma causa - produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas.

O que causa o cabelo oleoso?
Descobrir a causa do cabelo oleoso é fundamental para que o tratamento tenha sucesso. Portanto, o primeiro passo é agendar uma consulta com um dermatologista que também seja experiente em saúde dos cabelos.
Muitos fatores podem levar à produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e causar tanto espinhas como cabelo oleoso:
Desequilíbrios hormonais (provocados por doenças, estresse, fase da vida);
Uso de medicamentos;
Problemas dermatológicos (dermatite seborreica e caspa);
Cuidados inadequados (uso de produtos não recomendados por especialista);
Alimentação rica em alimentos oleosos (fast foods, alimentos fritos ou naturalmente gordurosos);
Estação do ano (nas estações mais quentes o couro cabeludo transpira mais).
Adolescentes, gestantes e mulheres no climatério e menopausa comumente apresentam a mesma queixa. Porque as alterações hormonais comuns dessas fases tão distintas tem um efeito comum: cabelo oleoso e o surgimento de espinhas.
Distúrbios hormonais, como o excesso do hormônio masculino DHT (di-hidrotestosterona) e a síndrome dos ovários policísticos (SOP) também podem aumentar a oleosidade da pele e do cabelo.
Fatores externos como calor, umidade, mudanças bruscas de temperatura, má alimentação e cuidados inadequados com a pele e os cabelos, também causam um aspecto mais oleoso.

Mas cabelo oleoso causa espinhas?
Já vimos que o excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas é o grande culpado pelo aspecto oleoso da pele e do cabelo.
As glândulas sebáceas estão distribuídas por toda a extensão da pele (menos na planta dos pés e na palma das mãos). Entretanto, há uma maior concentração dessas glândulas nas áreas da face e tronco (colo e costas).
Cabelo oleoso não causa espinhas. Mas o seu contato constante com a pele do rosto, ombros, colo e costas pode favorecer o seu surgimento, já que aumenta a oleosidade nessas regiões.
Ter espinhas e cabelo oleoso não é grave, mas geralmente é motivo de grande desconforto físico e até social. As próprias espinhas e as cicatrizes de acne no rosto, colo e costas são fonte de incômodo em qualquer idade.
Já a oleosidade capilar pode provocar e agravar a queda dos fios de cabelo, causar coceira, inflamação e até mesmo ocasionar o surgimento de feridas no couro cabeludo.
Sinais de que meu cabelo está oleoso
Nosso corpo está suscetível a constantes mudanças. E isso também acontece com a pele e o cabelo que, como vimos, podem ser tornar oleosos por diferentes motivos.
Alguns sinais de que o cabelo está oleoso:
Aspecto mais sujo e pesado;
Oleosidade ao longo de todo o fio;
Surgimento ou aumento da caspa e
Tem sentido necessidade de lavar o cabelo horas depois do banho.
Nesse caso, observe se esses sinais vêm acompanhados de outros sintomas. Você anda muito estressada? Mudou a alimentação? Tem sentido outros sinais de que pode estar passando por um desequilíbrio hormonal?
Na dúvida, o dermatologista é o primeiro profissional que você deve procurar para verificar as alterações da pele e do couro cabeludo. Se houve a suspeita de que o cabelo oleoso está relacionado a outros problemas, ele irá recomendar o especialista indicado para o seu caso.
Como cuidar do cabelo oleoso e das espinhas?
Assim como a pele, o cabelo oleoso pode exigir tratamento diário. Aqui cabe uma ressalva: utilizar produtos caseiros, indicações de conhecidos ou da internet pode piorar o seu quadro.
Para cuidar do cabelo oleoso e da pele acneica, você deve primeiro se consultar com um dermatologista de sua confiança. Esse profissional irá avaliar as causas do cabelo oleoso e das espinhas e recomendar o tratamento adequado com base na sua avaliação clínica.
Utilize apenas produtos para a higiene capilar e da pele da face recomendados pelo seu dermatologista. Após a primeira sessão, faça o retorno para relatar os resultados. O tratamento pode precisar de ajustes de acordo com o seu caso.
Além disso, fique atento a hábitos que contribuem para um aspecto oleoso dos fios. O uso excessivo de bonés e outros acessórios que abafam o couro cabeludo, facilitam a proliferação de bactérias nessa região. Dormir com o cabelo preso e molhado também não é uma boa ideia.
Cuidados no dia a dia
Lavar os cabelos com água mais fria e evitar o excesso de produto;
Não massagear demasiadamente o couro cabeludo;
Usar xampu, condicionador e cremes de tratamento recomendados pelo dermatologista;
Evitar manusear os fios para não disseminar a oleosidade;
Secadores de cabelo apenas em temperatura mais baixa.
Esses são apenas alguns dos cuidados para o dia a dia. Mas para ter um resultado bom, você deve seguir a rotina de cuidados recomendada pelo seu dermatologista.
Existe tratamento para cabelo oleoso?
A genética é o que define o tipo de cabelo de cada pessoa. Porém, alguns fatores internos e externos influenciam na melhora ou no agravamento dessas características.
Cabelo oleoso e pele acneica exigem cuidados diários especiais para minimizar o excesso de sebo nas regiões mais afetadas. É preciso apostar em uma limpeza profunda dos fios e da pele, com os produtos recomendados pelo seu dermatologista a fim de eliminar os efeitos da oleosidade.
O tratamento será específico e buscará resolver a causa do excesso de sebo que deia o cabelo oleoso. Portanto, a avaliação do dermatologista é fundamental para determinar se a abordagem de cuidados será apenas com produtos tópicos. Há casos que requerem tratamento via oral ou até mesmo injetável.
Se você também tem muitas espinhas, o dermatologista também poderá receitar medicamentos de uso tópico ou oral. Além disso, existem diversos procedimentos estéticos que podem ajudar a reduzir as cicatrizes de acne, como peelings químicos, sessões de luz intensa ou peeling físico.
Busque ajuda de um dermatologista experiente e de sua confiança. Descobrir a causa do seu cabelo ser oleoso e fazer o tratamento adequado pode ser o primeiro passo para também melhorar o seu problema de espinhas.

Se você está em busca de um dermatologista para cuidar da sua pele e acabar de uma vez por todas com as cicatrizes de acne, conte comigo!
Clique no botão abaixo e agende sua consulta por WhatsApp.
コメント